David de Donatello foi uma realização ainda mais revolucionária da escultura do proto-renascimento. Foi a primeira estátua nua de tamanho natural, desde a antiguidade, dotada de verdadeira autonomia.
David foi criado para ser visto de todos os ângulos, por isso deveria ter sido criado para estar em cima de uma coluna num espaço aberto. Esta estátua deve ter sido um monumento cívico e patriótico, que identifica David fraco mas protegido por Deus, com Florença, e Golias com Milão , visto as duas cidades estarem em guerra na altura.
A nudez de David é de origem clássica de Florença, e o chapéu laureado de David com o oposto do de Golias- paz versus guerra.
Donatello escolheu um modelo jovem para David para que os habitantes de Florença se identificassem com ele. A sua anatomia não expressa a cem por cento a antiguidade clássica.
Outra figura de Donatello é a Maria Madalena, de madeira, parece distante dos ideais do renascimento, mais parecendo uma figura gótica. Mas se olhar-mos com atenção, vimos que Maria Madalena demostra uma aproximação da experiência religiosa de Donatello que não se afasta muito das suas primeiras obras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário