sábado, 18 de agosto de 2007


Jean Honoré Fragonard (Grasse, 5 de abril de 1732 - Paris, 22 de agosto de 1806) foi um pintor francês, um dos discípulos mais notáveis de François Boucher.

Após um período de estudos na Itália volta a seu país natal, iniciando um período de grande atividade. Suas obras mais conhecidas são "O Beijo Furtivo" e "O Baloiço".

Desenhista e retratista nascido em Grasse, considerado um dos últimos expoentes do período rococó, caracterizado por uma arte alegre e sensual, e um dos mais antigos precursores do impressionismo. Estudou pintura em Paris e transferiu-se para Roma (1756), onde se empolgou com a obra de Giovanni Battista Tiepolo. Protegido do abade e amante das artes Richard de Saint-Non, viajaram pela Itália pesquisando as obras dos grandes mestres até que ambos fixaram residência em Paris (1761). Sua consagração veio com a apresentação no Salão de Paris (1765) com o enorme quadro de tema trágico, O sumo sacerdote Coreso sacrificando-se para salvar Calirroé, que foi adquirido pelo rei Luís XV. Entrou para a a Academia Real (1765) e casou-se (1769) com Marie-Anne Gérard, e novamente viajou para a Itália, onde pintou uma série de desenhos de vistas e paisagens. Retornando a Paris (1773), reduziu sua pintura de paisagens com pequenas figuras, passando a se dedicar a reprodução de cenas domésticas e sentimentais. Na última fase de sua vida, pobre e quase esquecido, pintou cenas de amor e da natureza e morreu em Paris, pobre e quase esquecido.

Nenhum comentário: